Perguntas
frequentes

1Como funciona o processo de descarte da AMBY SERVICE?

As lâmpadas inservíveis de nossos clientes são coletadas em seus estabelecimentos. Em seguida são transportadas ou por nossa filial Caxias do Sul, no deposito temporário e posteriormente remetidas a Matriz Sombrio/ SC ou diretamente levadas a Matriz.

La chegando são separadas por tipo, desembaladas e acondicionadas em palets e ou carrinhos.

Em seguida seguem para a Usina completa para serem recicladas, onde passam por sistema de alimentação de esteiras e levadas onde serão trituradas, após passam por uma câmara para desmercurização ( aquecimento ) onde o mercúrio é volatizado e através do sistema de troca de calor ( agua gelada)volta ao seu estado elementar, onde é acondicionado através de coletores.

Os demais resíduos ( já desconta minados por esteiras diversas são separados e colocados em Bags. Todos os resíduos gerados ( vidro, soquete, alumínio, baquelite, ferro, metal e mercúrio)são encaminhados e devolvidos a cadeia produtiva conforme o PGRS, garantindo que todos os resíduos tenham o destino Ambientalmente adequado conforme as leis vigentes.

2Quais os impactos do mercúrio na saúde humana e no meio Ambiente?

No meio Ambiente no ciclo Biogeoquímico que significa o percurso realizado no meio ambiente ao longo do ciclo por um elemento químico, e reciclado por componentes bióticos ( seres vivos) e abióticos ( ar, agua e solo) da biosfera e as vezes pode se acumular durante um longo período de tempo no mesmo lugar. No caso do mercúrio em razoes de descartes incorretos, inevitavelmente atingira os compartimentos Ambientais onde poderá sofrer mobilização rios, lagos ou no solo úmido e sofrer transformação em mercúrio orgânico altamente tóxicos, por organismos aquáticos. Essa substância causa danos ao sistema nervoso, tem alta persistência e se acumula em animais, peixe e no meio ambiente global. O vento o transporta a grande distancias, por isso o mercúrio pode ser encontrado no ar. Ele é transferido do ar para o solo e aguas.

- Na saúde Humana o mercúrio é uma neurotoxina potente que pode afetar o cérebro, rins e fígado. Uma vez absorvido o mercúrio passa para o sangue , é oxidado e forma compostos solúveis, os quais se combinam com as proteínas sais e álcalis dos tecidos , Geralmente, quem foi intoxicado via alimentos podem apresentar sintomas como dor de estomago, diarreia, tremores, depressão, ansiedade entre outros.

3Nas lâmpadas onde fica o mercúrio?

Segundo a NEMA ( National Eletrical Manufacturers Association) indicam que 0,2% estão sob forma de mercúrio elementar no Estado de vapor. Os outros 99,8% estão sob a forma de HG 2+, absorvido sob a camada fosfórica e o vidro.

Por essa razão, o processo de reciclagem de lâmpadas da Amby Service foi desenvolvido para que todos os resíduos das lâmpadas (BULBO, vidros) passem pelo processo de desmercurização por aquecimento, garantindo assim que 100% dos resíduos sejam descontaminados.

4Qual a quantidade de mercúrio em uma lâmpada?

Pode variar de acordo com o tipo de lâmpada , o fabricante e o ano de fabricação em média de 05 a 20 mg/ hg. Essa quantidade vem diminuindo com o decorrer dos anos.

Envie sua
pergunta

SOLICITE UM ORÇAMENTO agui